segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vídeo Meliponicultura Maia


Este vídeo foi feito pelo Dr. Steve Buchmann irá apresentá-lo a Meliponicultura Mexicana, a arte de manter abelhas sem ferrão do gênero Melipona. Infelizmente, essa antiga prática está diminuindo nas aldeias maias, mas ainda podem ser encontrados em regiões remotas da península de Yucatan. Este vídeo foi indicado pela Drª Vera Lucia imperatriz Fonseca através do ABENA (Yahoo Grupos).
Curtam essa bela produção!!!  


Informações complementares: 
O pesquisador e colaborador João Pedro Cappas e Sousa que esta sempre dando suporte e dividindo seu conhecimento com os membros do grupo ABENA fez alguns comentários que acredito agregar valor a essa produção, conforme vocês poderam acompanhar abaixo:

Cappas: As ruínas apresentadas no vídeo fazem parte da cidade de  Tulum.  A figura sobre a porta é o Deus Abelha  Ah Mucen Cab.




Cappas: As colmeias utilizadas por eles são conhecidas como Jobones e se reparar bem, as colmeias, tem tampões que podem ser de madeira ou de pedra. Além disso, nesse tipo de colmeia os disco não ficam sobre o fundo das colmeias, mas, em cima de uma cruz.



Cappas: O senhor que estava retirando o mel  é na verdade um Xamam, um sacerdote do lugar, pode-se ver o respeito  como que ele trata as abelhas.


Para encerrar, Cappas, termina fazendo um observação em relação a coexistência do meliponário tradicional com o racional. 


Espero que o post seja esclarecedor, qualquer sugestão fico no aguardo. 

2 comentários:

  1. parabens caro amigo!
    estamos juntos nessa luta.

    Att,
    Isaac S. Medeiros
    www.abelhasdosabugi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Qual o nome científico, dessa abelha?

    ResponderExcluir